terça-feira, 23 de março de 2010

No dia 23 de Março tínhamos como tarefa ler o documento Indicadores de Qualidade de Sites Educativos e responder a duas questões: como avaliar a informação online e como analisar um website educativo.
Com a actual facilidade de colocar conteúdos na Web,vários autores se preocupam com a fiabilidade da informação que encontramos. Depois de várias fases de evolução dos sites, neste momento, um site deve ter: uma página de entrada com o título do site, a sua finalidade, o público-alvo, a pessoa ou entidade responsável por ele, os contactos, as datas de criação e de actualização; o menu com as secções do site e a ajuda ao utilizador, o nome do site e o nome da página. Em rodapé, devem surgir os direitos de autor, a data de actualização e o URL e a interface deve ser agradável e consistente entre as diferentes páginas, permitindo que o utilizador navegue facilmente no site e não se desoriente.
Em relação aos websites educativos a norma ISO/IEC 9126-1 (2001) integra seis características para a qualidade do produto de software, são essas: Funcionalidade, Fiabilidade,
Usabilidade, Eficiência, Manutenção e Portabilidade. Vários autores apontam características que poderão medir a qualidade dos websites educativos: Alexander e Tate (1999) consideram sete elementos básicos de um site: autoridade (ao nível do site), autoridade (ao nível da página), informação correcta, objectividade da informação, actualização, cobertura temática e a audiência e interacção de transacções. Carvalho et al. (2005) centram a sua abordagem em três questões que se baseiam na usabilidade, na informação e autoridade do site: se o site é fácil de usar; se a informação tem qualidade e se a autoridade da informação é de confiança.
No final do documento Carvalho termina a apontar as características em que nos devemos basear quando analisamos um site educativo, são essas: a Identidade que engloba o nome do site; o propósito ou finalidade do site; a autoridade e a data de criação e a última actualização; a Usabilidade que engloba a estrutura do site, a navegação e orientação no site e a interface. Outras características são: a Rapidez de acesso; os Níveis de interactividade; toda a informação que diz respeito ao site; Actividades; Edição colaborativa online; Espaço de partilha e por fim Comunicação.

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