domingo, 7 de março de 2010


Na nossa primeira aula de Tecnologia Educativa, dia 2 de Março de 2010, foi-nos apresentado o programa desta área curricular, criamos o nosso blogue individual e aprendemos a inserir vídeos e imagens no nosso blogue pessoal. Como trabalho de casa foi-nos indicada a leitura do texto: Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos recursos e ferramentas Online aos LMS de Ana Amélia Amorim Carvalho (a nossa docente nesta cadeira). Este texto fala sobre o uso das tecnologias na escola. Cada vez mais os alunos e professores têm acesso a recursos informáticos para que o ensino se torne mais variado e os alunos se habituem a trabalhar usufruindo das novas tecnologias, contudo como Carvalho afirma, é necessário ensinar os professores a usar essas tecnologias, são necessárias as formações para que todos os docentes aprendam a fazer um melhor uso das ferramentas informáticas que têm ao dispôr.

Hoje em dia é bastante mais fácil estar em contacto, com a Web os alunos e professores podem trocar ideias e informações e o facto de publicar os trabalhos incentiva os alunos a empenharem-se mais pois estes têm consciência que outros iram ver o trabalho realizado. Os professores podem orientar os alunos na realização de actividades como a Caça ao Tesouro e a Webquest que desenvolvem a autonomia dos alunos, uma maior adaptação ao uso das novas tecnologias e fomentam a interacção entre os alunos pois estas actividades envolvem trabalho em grupo. Também os LMS (Learning Management Systems) são uma boa opção para a versatilidade das aulas. Estas plataformas servem de apoio à aprendizagem, com elas os professores conseguem, à distância, dar apoio à aprendizagem e como o acesso depende de uma palavra passe, a segurança e privacidade ficam garantidas. Contudo os LMS não podem ser usadas apenas como repositório, mas um espaço destinado à interacção.

Embora esta grande oferta de novas tecnologias traga para o ensino inúmeras vantagens, traz também inconvenientes: é necessário agora, além da procura de informação, saber selecionar a informação que encontrámos quando fazemos uma pesquisa, é necessário orientar os alunos nessa selecção pois com a Web 2.0 há uma grande facilidade de publicação online, logo nem tudo o que encontrámos é fiável. Também o plágio é um grande inconveniente da grande oferta de informação na Web, cabe aos professores também ensinar os alunos a analisar, sintetizar e reaplicar a informação recolhida na Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário