sexta-feira, 11 de junho de 2010

Avaliar as aprendizagens com as ferramentas cognitivas Jonassen

Resumo

O que é ensinado nas instituições é normalmente guiado pelo que avaliamos, assim se a forma de avaliação éum determinado tipo de teste os alunos saberão a forma como queremos que eles aprendam e assim não é estimulado o espírito crítico dos alunos. Os métodos de avaliação tradicionais tendem a focar-se nos resultados reprodutivos, é necessário proporcionar aos alunos várias ferramentas cognitivas e estas envolverão os alunos na construção de conhecimento. Assim, é necessário avaliar os tipos e amplitude de construção de conhecimento e é também necessário, segundo Jonassen, estimular a auto-avaliação dos alunos e usar formas alternativas de avaliação para que os alunos expressem o que sabem da melhor maneira.
O objectivo da avaliação com as ferramentas cognitivas é dar feedback aos alunos para que estes compreendam o que aprenderam, as suas facilidades e dificuldades e assim direccionar da melhor maneira a sua aprendizagem. A auto-regulação dos alunos é, segundo Jonassen, muito benéfica no processo de aprendizagem pois com ela são os próprios alunos que estabelecem os próprios objectivos e determinam as próprias actividade, compreendendo melhro a forma como aprendem e tornando-se capazes de se auto-avaliarem.
Quando fala da avaliação de aprendizagens, Jonassen fala também da colaboração defendendo que as ferramentas cognitivas funcionam melhor quando usadas de forma colaborativa: juntos, os alunos irão ter melhores bases de conhecimento e aprender mais. Jonassen fala também da avaliação do pensamento crítico, contudo este é um aspecto difícil de avaliar pois não há grande concordância no que concerne o significado de espírito crítico, este depende do contexto em que os alunos estão inseridos, surge ao longo dos tempos e depende de muita prática; contudo, apesar destas dificuldades, é obrigatório tentar pois desenvolver o pensamento crítico dos alunos é um dos principais objectivos da utilização de ferramentas cognitivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário